Informamos que não somos responsáveis pela informação que está a consultar. Volteremos a ver-nos em breve.

Mercedes-AMG Petronas Motorsport: nova temporada, nova imagem, nova cor

Na pré-temporada de Formula OneTM, as pessoas podem pensar que as equipas estão a descansar e a relaxar, mas isso está muito longe de ser verdade. O desenvolvimento contínuo dos carros, assim como a criação de novas imagens a tempo para a nova temporada são as principais prioridades. A Mercedes-AMG Petronas Motorsport adicionou outro objetivo no período que antecede a temporada de 2019: um novo verde para a sua nova imagem.

A Mercedes-AMG Petronas Motorsport pode ser a atual Campeã Mundial de Construtores de FIA Formula OneTM, tendo ganho o quinto título no final da temporada de 2018, mas a equipa não se contenta com os louros obtidos. Tudo está centrado no futuro e a imagem dos novos carros de corrida Mercedes-AMG F1 W10 EQ Power+ não é exceção. Em julho de 2018, a equipa começou a desenhar a imagem do W10 e já tinha uma boa ideia de como a imagem iria desenvolver-se em 2019. Um elemento fundamental para esse plano era um verde PETRONAS novo, mais vibrante e empolgante.

De perfeitamente bom para positivamente arrebatador

A responsabilidade de criar um novo verde coube a Andrew Moody, Head of Paint and Graphics da Mercedes-AMG Petronas Motorsport, na Oficina de Pintura da equipa em Brackley, Inglaterra. Este sabia exatamente o que era necessário e também sabia que não iria ser fácil fazê-lo. Andrew iniciou discussões com a equipa do Fornecedor Oficial da Equipa, Axalta, um dos principais fornecedores mundiais de tintas líquidas e em pó, e a sua marca de repintura global, Spies Hecker, lideradas por Ann De Clerck, Manager de Colour Marketing e Colour Service da Axalta na região EMEA.                                          

“O verde que tínhamos usado era perfeitamente bom, mas não tinha o mesmo impacto na televisão como tinha na vida real. Pretendíamos um verde PETRONAS que tivesse um impacto arrebatador na câmara, de todos os ângulos da câmara, mesmo nas fotografias aéreas tiradas pelo helicóptero nas corridas, e também tivesse bom aspeto tanto nos dias de sol como nos dias de chuva. É claro que ao mesmo tempo também queríamos ter a rapidez de aplicação, a fiabilidade e a durabilidade que conhecemos e confiamos oferecidas pela base bicamada 480 Permahyd® Hi-TEC nos últimos cinco anos. Embora estivéssemos recetivos a ideias, em última instância, tínhamos de manter o âmago do verde PETRONAS à frente e no centro. Parece ser uma tarefa fácil, mas era um pedido difícil, em particular porque precisávamos de ter a cor finalizada até novembro para os testes na pré-temporada,” afirmou Andrew.

Não é fácil ser verde

Ann e a sua equipa começaram a trabalhar com pigmentos diferentes e criaram várias cores. Em outubro, foram apresentadas a Andrew cerca de 30 amostras diferentes de verde. Estas foram reduzidas e Ann e a sua equipa regressaram aos laboratórios e salas de mistura para realizarem testes com a Permahyd Hi-TEC.

Ann declarou, “À primeira vista, parece ser muito fácil criar uma cor. No entanto, tivemos de superar muitos obstáculos e era fundamental que compreendêssemos os processos que Andrew e a sua equipa têm de realizar durante a pintura. Por exemplo, uma solução de verniz com cor não era adequada devido à complexidade do design. Recorremos à experiência interna de muitos dos membros da nossa equipa e concentrámos todos os nossos esforços para oferecer exatamente o que Andrew precisava.”

No início de novembro, foram discutidas 17 propostas com três abordagens diferentes. A cor final escolhida, um verde pérola luxuoso, dinâmico e deslumbrante criado com o sistema de base transparente, captou realmente a imaginação de todos os membros da equipa de desenvolvimento e respondeu na perfeição ao briefing de ter bom aspeto na pista e na televisão. A fórmula Permahyd Hi-TEC, que é altamente confidencial e não está disponível no mercado, foi em seguida misturada com sucesso pela equipa de Andrew, que realizou os primeiros testes na Oficina de Pintura dos componentes utilizando pistolas de pulverização e aerógrafos.

Novo verde, nova imagem

As opções para a imagem de 2019 também estavam a progredir com o pressuposto de que o verde melhorado estaria pronto a tempo. Andrew afirmou, “quando colaborámos com os nossos designers em Brackley e Estugarda, demos conselhos sobre a viabilidade e reprodução de cada uma das cerca de 15 propostas de imagem. A imagem presente no carro no ensaio em 13 de fevereiro em Silverstone é definitivamente mais complicada do que a do ano passado e também foi realizada mais pintura com aerógrafo manualmente. Isto é em particular, uma situação conflituosa para nós uma vez que a pintura com aerógrafo é realizada numa fase muito avançada do processo geral, pelo que se algo ocorrer mal, poderemos ter de refazer novamente o painel.”

Esta é uma das razões pelas quais, no período que antecedeu a apresentação do carro de corrida Mercedes-AMG F1 W10 EQ Power+, a oficina de pintura realizou no mínimo, 50 processos de testes diferentes para encontrar a forma mais eficaz para pintar os vários componentes.

Estrelas nos olhos

Para os gradientes de cores extraordinários da imagem de 2019, foi utilizada a camada principal com a base prateada Permahyd Hi-TEC 480, designada por Stirling Silver, mais quatro tons prateados adicionais, classificados de um a quatro, para ir até ao preto. Além disso, pela primeira vez, foi utilizada a Stirling Silver no halo dos carros. Estas cores não estão disponíveis no mercado.

O novo verde está presente numa linha de brilho arrojada. Duas concentrações de verde PETRONAS estão no meio de uma linha de brilho viva e com um centro branco, presente em todo o comprimento do carro, desde a asa dianteira até à asa traseira.

Este ano, foram adicionadas mais de 1000 estrelas pintadas Mercedes-Benz ao chassis e à tampa do motor em vários tamanhos diferentes e em dois tons prateados diferentes.

Perfeição sempre

A tarefa gigantesca de pintar o que parece ser uma constelação em cada carro não preocupa Andrew. Este afirmou, “O tempo entre as corridas de fim de semana não aumenta, pelo que não importa quão complicada ou complexa a imagem é, todos os meus pintores têm de garantir que é feita na perfeição, à primeira vez e sob muita pressão em termos de tempo. E confiamos na Spies para conseguir fazer isso.”

Além da base bicamada 480 Permahyd Hi-TEC, a Oficina de Pintura utilizou vários produtos Spies Hecker, incluindo Priomat® Wash Primer 4075, em seguida o  Permasolid® HS Vario Primer Surfacer 5340, um aparelho com elevado teor de sólidos ou o Permasolid® HS Performance Surfacer 5320, um aparelho de lixagem 2K HS de secagem rápida.

“Começámos a usar o verniz 8700 Permasolid HS Race. Permite uma aplicação rápida e fiável, tal como todos os produtos Spies Hecker e a sua baixa viscosidade significa que é fácil trabalhar com este produto,” afirmou Andrew.

Pôr o cinto!

No início da temporada de 2019, 21 corridas entre março e dezembro, as equipas terão os olhos postos nos planos futuros para 2020. “Parece que a montanha russa nunca para”, disse Andrew. “Mas estamos habituados a isso e não gostaríamos que todo o processo fosse diferente.”

Sobre a Spies Hecker

A Spies Hecker, uma das maiores marcas globais de repintura automóvel da Axalta, desenvolve soluções de sistemas de pintura otimizados e práticos que tornam o trabalho na oficina mais simples e eficiente. Com uma história de sucesso de mais de 135 anos, os sistemas de produtos de alta qualidade da Spies Hecker, os serviços adaptados e a formação especializada demonstram a sua parceria para com a indústria da repintura. A empresa de Colónia, Alemanha, é uma das principais marcas globais de repintura automóvel, e encontra-se presente em mais de 76 países do mundo. 

Spies Hecker – mais perto de si!


  • thumbnail PR Photo - Mercedes New Season 1 (jpg | 1.48 MB)
  • thumbnail PR Photo - Mercedes New Season 2 (jpg | 1.44 MB)
Archive number: M182606

Archive number: M182620